O Grupo 3 da Educação Infantil da Escola Terra Firme participou de um desafiio instigante de “caça às letras” no pátio da escola. A brincadeira educativa se inseriu no projeto “O Tempo de Cada Um”, escolhido pela turma e coordenado pela professora Giovanna Nascimento Sbalqueiro. Além disso, a iniciativa está alinhada com o Eixo Pedagógico “A Arte do Tempo”.
A atividade foi sendo construída a partir da elaboração de uma linha do tempo com fotos das crianças em diferentes momentos de suas vidas, desde a gestação até o presente. Em seguida, os alunos pesquisaram sobre a origem e o significado de seus nomes, destacando a importância da identidade pessoal. Nesse processo, cada estudante foi identificando as letras do próprio nome.
Na “caça às letras” alunos e alunas foram desafiados a encontrar as letras de seus nomes, que se encontravam espalhadas pelo pátio da escola. A professora sorteou as letras do alfabeto e as crianças as procuraram, promovendo o reconhecimento da escrita de forma lúdica e dinâmica, fator importante no processo de alfabetização. “Havia, para as crianças que precisassem, um material de apoio, um nome escrito para que pudessem ter como base. A grande maioria não precisou, pois já tinha o conhecimento das letras do nome”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Francesca Maranho Amariz.
A professora Giovana contou que, ao final da atividade, cada criança montou seu nome, colando em um papel as letras encontradas durante a brincadeira. Para ela, a experiência proporcionou um momento de aprendizado significativo. “Por ser uma brincadeira ao ar livre e desafiadora, foi um momento bastante empolgante e divertido, o que é o ponto crucial para uma aprendizagem feliz e significativa”, disse.
Commentaires