top of page

Jogo simbólico incentiva a construção lúdica do conhecimento



A turma do Integral da professora Carmynha Santos não apenas estudou o sistema solar com seus planetas. Com o recurso do jogo simbólico, foi até eles utilizando todo o aparato necessário, em uma viagem que envolveu a relação pedagógica que o brincar e a realidade podem ter. Tudo começou na pesquisa, conhecendo as características do sol, das estrelas e de cada planeta, bem como curiosidades relacionadas ao tema. No fim, com o foguete já pronto, todos estavam preparados para a viagem, com trajes de astronautas e telescópios. Feito isso, partiram para a aventura sideral.



Segundo a professora, é divertido estudar dessa forma. Para ela, o jogo simbólico é um recurso que permite que as crianças se coloquem no lugar do adulto, vivendo uma experiência prazerosa e instrutiva, que facilita a construção do conhecimento e promove uma ressignificação criativa da relação com a realidade. “As crianças têm a curiosidade de explorar o universo, saber o que tem no céu, além das estrelas. Então, o que a gente faz é possibilitar que eles desenvolvam essa curiosidade, se sintam pequenos cientistas, pequenos estudiosos do Universo”.



📸Gilson Camargo





Saiba mais:




Ver tradução


コメント


bottom of page